Pela primeira vez desde o inicio do blog apresentei uma diminuição de patrimônio. Isso nunca acontecia pelo fato de operar atualmente somente com renda fixa. O motivo da diminuição foi uma retirada que realizei para fazer outro investimento imobiliário. Ano passado comprei um imóvel entretanto consegui parcelar e pagar com os aportes mensais, assim não diminuiu minha carteira. Dessa vez foi necessário fazer a retirada.
O INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
O imóvel atual em questão é uma casa popular que estava sendo vendida por um familiar por um preço bem abaixo do mercado. Ele havia comprado na planta há 2 anos e está me vendendo com prejuízo devido ter ficado desempregado. É a crise!
Pesquisei a área e realmente constatei ser um bom negócio. Pelo preço e localização, estudo até a possibilidade de ir morar lá e colocar meu apartamento para alugar. Fiz as contas e pode valer a pena. Mas minha intensão inicial é investir pra longo prazo pensando em venda.
Desembolsei 25k (parte do aporte do mês e parte da carteira) e o restante (70k) está financiado a juros de 5,2%a.a. Fizemos um contrato de venda para assumir as prestações, mas a qualquer momento, caso eu queira vender, posso quitar e transferir normalmente.
Meus investimentos em imóveis não entram na minha carteira do blog, mas assim que realizar a venda entra como aporte. Espero que seja uma boa alavancada.
EMPRÉSTIMOS
Como falei no mês passado, um dos devedores começou a atrasar o pagamento dos juros. Resultado: Perda de confiança e negócio desfeito. Ele devolveu os 30k e mais 4k de juros atrasado (ainda ficou devendo 1k).
O outro devedor que sempre paga certo me procurou querendo outro empréstimo caso eu acordasse um juro total de 6%a.m (para o outro eu cobrava 10%). Falei da questão da garantia e ele me ofereceu uma carta de crédito de um caminhão que ele ta pagando que já está no valor de 64k. Então coloquei além dos 30k do outro devedor, mais 10k totalizando 60k. Acordamos também que a cada 3 meses ele vai abater 10k. Fizemos um termo de compra e venda no cartório para transferência da carta de crédito caso ele atrase os juros. Diminuí os juros mas pelo menos ficou bem mais seguro.
Minha carteira atual está dividida:
-- 60k em empréstimos
-- 71,059k em renda fixa.
Recebi de rendimentos esse mês 5,5k (juros empréstimos) + 1.256 (rendimento da renda fixa).Ficou assim: